Você pode e deve discordar, mas estes são os que mais me emocionam.”

 

Os 11 Maiores Guitarristas de Hard Rock e Heavy Metal da História

(na minha opinião)

Por Nando Machado

Mais uma lista, mais polêmica.

Esses são meus guitarristas favoritos no Hard Rock e Heavy Metal, os que mais me emocionam. Você pode e deve discordar, mande sua lista também, com certeza estão faltando outros.

Se fosse falar de Rock, teria Jimi Hendrix, Brian May e Eric Clapton em posições de destaque, mas aqui estamos falando de Heavy Metal e Hard Rock. Com certeza faltam Steve Vai e Satriani, mas esses 11 nomes são os que EU mais gosto. Mande sua lista, também quero saber a sua opinião.

Randy Rhoads – As melodias mais bonitas do Metal foram criadas por esse gênio em apenas dois discos, Blizzard Of Ozz e Diary Of A Madman. Imagine o que ele estaria fazendo se estivesse vivo até hoje. Assista ao programa de TV After Hours no Youtube e veja porque Randy é o meu guitarrista preferido de Metal.

Eddie Van Halen – Eddie mudou a maneira de tocar guitarra. Já no primeiro disco do Van Halen ele mostra o que passaria a fazer nos 34 anos seguintes. A guitarra do último disco do Van Halen também é animal.

Jimmy Page – Page pegou vários estilos de música e colocou tudo num liquidificador. O cara simplesmente criou o Led Zeppelin e a tornou a maior banda do mundo. Sua guitarra, seus arranjos, suas inovações dentro do estúdio, Jimmy Page é um gênio, e pode falar o que quiser, o solo de Stairway To Heaven é um dos mais maravilhosos de todos os tempos.

Tony Iommi – Se tiver que escolher a pessoa mais importante na criação do Heavy Metal, essa pessoa seria Tony Iommi. Sem uma das falanges de um dedo da mão direita, ele criou os Riffs mais matadores do Metal e se não fosse por Tony, talvez o Heavy Metal não fosse o que é hoje.

Ritchie Blackmore – Blackmore foi um dos mais influentes guitarristas de todos os tempos. Misturou Rock com música clássica e criou um novo estilo de tocar, seja no Deep Purple ou no Rainbow.

Jake E. Lee – Mais um guitarrista genial que foi descoberto por Ozzy. Jake E. Lee é de um bom gosto fantástico. Os solos e as melodias criadas por ele ficaram na história e o som que ele tirava da guitarra também. Seria excelente que ele voltasse a aparecer com uma banda nova.

Alex Skolnick – O guitarrista número 1 do Thrash, esse cara toca muito, seja Metal, seja Jazz ou seja na Trans Siberian Orchestra. Muito técnico e criativo, não tem ninguém no Thrash que faz o que ele faz (me desculpem os fãs de Dave Mustaine). Clique aqui para o bate-papo do Alex com o Wikimetal.

Yngwie Malmsteen – Yngwie pegou Blackmore e colocou na rotação 45, pegou a música clássica e colocou distorção. Far Beyond The Sun é simplesmente genial.

Dimebag Darrell – Mais um criador de Riffs que nos faz querer balançar a cabeça como se não houvesse amanhã. O timbre da guitarra de Dimebag é único e ele certamente mudou o som do Metal com o Pantera no início dos anos 90.

Angus Young – Angus pegou a guitarra do Blues e acelerou o máximo que pode. Quem já foi a um show do AC/DC sabe que não existe ninguém no mundo que faz o que ele faz, agitar e tocar como Angus só ele mesmo.

Dave Murray – não poderia faltar nessa lista o genial guitarrista do Iron Maiden. Poderia ter Adrian Smith também, mas Dave é o mestre dos ligados, é muito difícil alguém fazer um solo igual a ele.

Confira mais notícias sobre: